RESUMO
O Primeiro Projeto!
O projeto do primeiro carro da equipe Solid Edge EESC-USP foi baseado em informações de trabalhos anteriores de equipe estrangeiras, sempre buscando as melhores características de cada veículo. Todavia, o alto custo de importação de peças fez com que alguns subsistemas fossem adaptados ao emprego de componentes de automóveis comerciais.
As características marcantes do E1 são uso intenso de CAD e simulação no projeto, o que permitiu muitas otimizações de packaging e desempenho antes do veículo ser construído; o uso de alumínio na grande maioria das peças e a utilização de CAM na manufatura de vários componentes. Com isso conseguiu-se construir o primeiro carro de competição do tipo Formula do Brasil, com pouquíssimos re-trabalhos e uma montagem praticamente perfeita.
Um fato interessante foi que o motor, do qual a equipe havia visto somente um desenho em CAD na internet, chegou quando faltava menos de um mês para a competição, e mesmo assim encaixou perfeitamente no carro já montado.
FICHA TÉCNICA
Modelo do Carro | E1 |
Motor/Posição | CBR600 F4i/Central |
Construção/Cilindradas | 4 em linha/600cc (Gasolina) |
Potência | 60cv a 9000rpm |
Torque | 5mkgf a 7000rpm |
Câmbio | Mecânico Seqüencial/6 marchas/engate por alavanca |
Transmissão (Diferencial) | Por corrente / diferencial aberto |
Carenagem | Fibra de vidro |
Chassi | Tubular de aço SAE 1020 |
Suspensão Dianteira | Short long arm (push rods) |
Suspensão Traseira | Short long arm (push rods) |
Freio | Hidráulico a disco |
Pneus | 20,5”x7,0” R13 |
DESEMPENHO | QUANTIDADE |
---|---|
0-100km/h (s) | 4,62S |
Velocidade Máxima (km/h) | 150 |
Aceleração Lateral | 1,5g |
DIMENSÕES | QUANTIDADE |
---|---|
Comprimento/Entreeixos (cm) | 300/230 |
Altura/Largura (cm) | 140/160 |
Peso (kg) | 300 |