RESUMO

O Primeiro Projeto!

O projeto do primeiro carro da equipe Solid Edge EESC-USP foi baseado em informações de trabalhos anteriores de equipe estrangeiras, sempre buscando as melhores características de cada veículo. Todavia, o alto custo de importação de peças fez com que alguns subsistemas fossem adaptados ao emprego de componentes de automóveis comerciais.

As características marcantes do E1 são uso intenso de CAD e simulação no projeto, o que permitiu muitas otimizações de packaging e desempenho antes do veículo ser construído; o uso de alumínio na grande maioria das peças e a utilização de CAM na manufatura de vários componentes. Com isso conseguiu-se construir o primeiro carro de competição do tipo Formula do Brasil, com pouquíssimos re-trabalhos e uma montagem praticamente perfeita.

Um fato interessante foi que o motor, do qual a equipe havia visto somente um desenho em CAD na internet, chegou quando faltava menos de um mês para a competição, e mesmo assim encaixou perfeitamente no carro já montado.

FICHA TÉCNICA

Modelo do Carro E1
Motor/Posição CBR600 F4i/Central
Construção/Cilindradas4 em linha/600cc (Gasolina)
Potência60cv a 9000rpm
Torque5mkgf a 7000rpm
CâmbioMecânico Seqüencial/6 marchas/engate por alavanca
Transmissão (Diferencial)Por corrente / diferencial aberto
CarenagemFibra de vidro
ChassiTubular de aço SAE 1020
Suspensão DianteiraShort long arm (push rods)
Suspensão TraseiraShort long arm (push rods)
FreioHidráulico a disco
Pneus20,5”x7,0” R13
DESEMPENHOQUANTIDADE
0-100km/h (s) 4,62S
Velocidade Máxima (km/h)150
Aceleração Lateral1,5g
DIMENSÕESQUANTIDADE
Comprimento/Entreeixos (cm)300/230
Altura/Largura (cm)140/160
Peso (kg)300
Carrinho de compras