Protótipo | E20

Sobre o protótipo

No protótipo E20, que celebrou o vigésimo aniversário da equipe EESC-USP Formula SAE, enfrentamos desafios significativos na 19ª Competição Nacional de Formula SAE. O carro, infelizmente, sofreu uma punição na prova de Design, além de enfrentar sérios problemas com o motor e a suspensão. Essas dificuldades impactaram o desempenho do E20 nas pistas, e a quebra do protótipo durante o Enduro foi um golpe emocional para a equipe. Apesar dessas adversidades, conseguimos conquistar o 4º lugar na competição e estamos determinados a buscar o título no próximo ano.

Destacando nossos feitos notáveis, nossa equipe também triunfou na Prova de Custos, onde demonstramos nossa excelência na gestão de gastos e seleção de materiais e processos de fabricação.  Além disso, nosso protótipo E20 foi reconhecido como o carro mais eficiente do Brasil, conquistando o prêmio de Eficiência na competição.

0 º
Classificação Geral
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Custos
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Eficiência
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Design
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Apresentação
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Autocross
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Skid Pad​
0 º
Aceleração
0 º
Enduro

Inscritos e membros de apoio

  • Pedro Luporini Marotini
    Capitão da Equipe/Management
  • Gustavo Caetano Ataides
    Gestor de Projetos/Management
  • Laura Brighetti Gasperini
    Custos – Cost Report e EBOM
  • Thainá Laura de Brito Graça
    Apresentação
  • Otávio Mignoso e Silva
    Chefe da Transmissão e Piloto
  • Leonardo dos Santos Dapólito
    Chefe da Aerodinâmica
  • Pedro Scatulin Santos
    Chefe do Freio e Piloto
  • Mateus Policeno Borges
    Chefe da Suspensão
  • Mateus Dias Zanelli
    Chefe da Suspensão
  • Eva Maria de Souza Fernandes
    Custos – Facilidade de Manufatura
  • Pedro Augusto Codognhoto dos Santos
    Apresentação
  • Victor Kouji Sato
    Piloto
  • Bruno de Moura Coelho
    Chefe do motor
  • Arthur Santos Braga
    Chefe da Eletrônica
  • Danilo Djovano Selli Junior
    Chefe da Eletrônica  e Piloto
  • Maria Cecília Zanadrez Evangelista Ferreira
    Chefe do Chassi
  • Lorena Facco
    Custos – Real Case
  • Pedro Garcia Miori
    Piloto
  • Lucas Henrique Silvério
    Custos – Real Case
  • Marcos Maki
    Chefe da Admissão e Exaustão

Membros de apoio

  • Elias Reinhardt Fadela
  • Gabriel de Castilho Valdo
  • Gabriel Henrique Rorato
  • Ghiovani de Souzas Menezes
  • Guilherme Kageyama Longo
  • Henrique Sartori
  • Henrique Tameirão
  • Kevin Chen
  • Igor de Araujo
  • Júlia Furuie
  • João Victor Serrano
  • Kaio Esdras Lopes de Souza
  • Leonardo Zaparolli
  • Leonardo de Toledo Luguese
  • Lucas Marçon Barroso
  • Maria Clara Moura de Souza
  • Pedro Junqueira Netto
  • Victor Antonelli Molina

Professores Orientadores

  • James Rojas Waterhouse
  • Luís Carlos Passarini

Ficha técnica

Modelo do CarroE20
Motor/PosiçãoKTM Duke 390/Central
Construção/CilindradasMonocilíndrico/375cc (etanol)
Potência50 cv - 9500 RPM
Torque 32NM - 7500 RPM
CâmbioSequencial 6 marchas
Transmissão (Diferencial)Drexler
CarenagemFibra de Vidro, Kevlar e Carbono
ChassiTubular de aço 1020/4130
Suspensão DianteiraShort long arm (pull rods)
Suspensão TraseiraShort long arm (pull rods)
FreioHidráulico a disco
Pneus16,0"x6,0" R10, montados em roda tala 7" R10
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