Protótipo | E22
 
															Sobre o protótipo
5A temporada de 2025 ficará marcada para sempre na história da EESC-USP Formula SAE. Logo na chegada à competição, o carro passou pela inspeção técnica com apenas dois pequenos rechecks — ajustes na brake light, que havia perdido um pouco da visibilidade exigida, e no filler neck, que sofria amassados devido ao tipo de mangueira. Corrigidos rapidamente, seguimos para o restante das aprovações.
O tilt-table foi superado com tranquilidade e, para alívio da equipe, o teste de ruído também — um ponto crítico que havia tirado nosso sono poucos dias antes do evento. As provas de Custos e Design renderam elogios dos juízes e reforçaram a confiança no trabalho realizado. Restava apenas o temido brake test, lembrança amarga do ano anterior. Após três tentativas, todas as rodas travaram como deveriam, e a comemoração tomou conta. No fim do dia, estávamos aprovados em todas as inspeções e com a excelente notícia de que havíamos garantido vaga nas Finals do Design.
Com o carro pronto, partimos para as provas dinâmicas. No Skidpad, o cronômetro marcou 5,07s — novo recorde nacional. Na Aceleração, 4,53s mostraram que nosso motor 375cc tinha muito mais a oferecer do que esperávamos. Enquanto isso, na prova estática de Apresentação, mantivemos um desempenho impecável, sendo apontados entre os melhores do dia. No Autocross, cada volta foi mais rápida que a anterior até chegarmos ao impressionante 1m03s, recorde da competição. Uma penalidade por aproximação de outro piloto tirou um pouco do brilho, mas não apagou o feito.
No último dia, a energia da equipe estava no auge. Recebemos a confirmação de que nossa Apresentação também estava nas Finals e que o tempo do Autocross havia sido validado. O Enduro coroou nossa performance: completamos os 22 km sem qualquer problema, com a volta mais rápida da prova e máxima eficiência. Pela primeira vez, sentimos que o título era possível.
A confirmação veio na cerimônia de premiação: Pentacampeões Nacionais. O resultado final foi 1º lugar em Apresentação, Design, Eficiência, Enduro e Skidpad; 2º em Custos; 6º em Autocross e 9º em Aceleração.
Agora, com orgulho e determinação, seguimos para Michigan para representar o Brasil no mundial. Essa conquista só foi possível graças ao esforço incansável de cada membro, o apoio de patrocinadores, ex-membros e familiares, e a paixão que nos move ano após ano.
 
															*Melhor tempo da competição
Inscritos e membros de apoio
Membros de apoio
Professores Orientadores
- James Rojas Waterhouse
 
															Ficha técnica
| Modelo do Carro | E22 | 
|---|---|
| Motor/Posição | KTM Duke 390/Central | 
| Construção/Cilindradas | Monocilíndrico/375cc (etanol) | 
| Potência | 40 cv - 10000 RPM | 
| Torque | 32NM - 7500 RPM | 
| Câmbio | Sequencial 6 marchas | 
| Transmissão (Diferencial) | Drexler | 
| Carenagem | Fibra de Vidro, Kevlar e Carbono | 
| Chassi | Tubular de aço 1020 | 
| Suspensão Dianteira | Short long arm (pull rods) | 
| Suspensão Traseira | Short long arm (pull rods) | 
| Freio | Hidráulico a disco | 
| Pneus | 16,0"x6,0" R10, montados em roda tala 7" R10 | 
