Protótipo | E22

Sobre o protótipo

5A temporada de 2025 ficará marcada para sempre na história da EESC-USP Formula SAE. Logo na chegada à competição, o carro passou pela inspeção técnica com apenas dois pequenos rechecks — ajustes na brake light, que havia perdido um pouco da visibilidade exigida, e no filler neck, que sofria amassados devido ao tipo de mangueira. Corrigidos rapidamente, seguimos para o restante das aprovações.

O tilt-table foi superado com tranquilidade e, para alívio da equipe, o teste de ruído também — um ponto crítico que havia tirado nosso sono poucos dias antes do evento. As provas de Custos e Design renderam elogios dos juízes e reforçaram a confiança no trabalho realizado. Restava apenas o temido brake test, lembrança amarga do ano anterior. Após três tentativas, todas as rodas travaram como deveriam, e a comemoração tomou conta. No fim do dia, estávamos aprovados em todas as inspeções e com a excelente notícia de que havíamos garantido vaga nas Finals do Design.

Com o carro pronto, partimos para as provas dinâmicas. No Skidpad, o cronômetro marcou 5,07s — novo recorde nacional. Na Aceleração, 4,53s mostraram que nosso motor 375cc tinha muito mais a oferecer do que esperávamos. Enquanto isso, na prova estática de Apresentação, mantivemos um desempenho impecável, sendo apontados entre os melhores do dia. No Autocross, cada volta foi mais rápida que a anterior até chegarmos ao impressionante 1m03s, recorde da competição. Uma penalidade por aproximação de outro piloto tirou um pouco do brilho, mas não apagou o feito.

No último dia, a energia da equipe estava no auge. Recebemos a confirmação de que nossa Apresentação também estava nas Finals e que o tempo do Autocross havia sido validado. O Enduro coroou nossa performance: completamos os 22 km sem qualquer problema, com a volta mais rápida da prova e máxima eficiência. Pela primeira vez, sentimos que o título era possível.

A confirmação veio na cerimônia de premiação: Pentacampeões Nacionais. O resultado final foi 1º lugar em Apresentação, Design, Eficiência, Enduro e Skidpad; 2º em Custos; 6º em Autocross e 9º em Aceleração.

Agora, com orgulho e determinação, seguimos para Michigan para representar o Brasil no mundial. Essa conquista só foi possível graças ao esforço incansável de cada membro, o apoio de patrocinadores, ex-membros e familiares, e a paixão que nos move ano após ano.

Classificação Geral
0 º
Custos
0 º
Custos
0 º
Custos
0 º
Aceleração
0 º
Custos
0 º
Custos
0 º
Autocross
0 º*
Aceleração
0 º

*Melhor tempo da competição

Inscritos e membros de apoio


  •  

Membros de apoio

  •  

Professores Orientadores

  • James Rojas Waterhouse

Ficha técnica

Modelo do CarroE22
Motor/PosiçãoKTM Duke 390/Central
Construção/CilindradasMonocilíndrico/375cc (etanol)
Potência40 cv - 10000 RPM
Torque 32NM - 7500 RPM
CâmbioSequencial 6 marchas
Transmissão (Diferencial)Drexler
CarenagemFibra de Vidro, Kevlar e Carbono
ChassiTubular de aço 1020
Suspensão DianteiraShort long arm (pull rods)
Suspensão TraseiraShort long arm (pull rods)
FreioHidráulico a disco
Pneus16,0"x6,0" R10, montados em roda tala 7" R10
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