RESUMO
As alterações que o E3 sofreu em relação ao E2M são bastante marcantes. O carro passou a ser 60 kg mais leve e a distância entre eixos ficou menor, a mínima permitida pela regra, o que proporcionou melhores respostas em curvas.
Além disso, o sistema de suspensão utilizado passou a ser o de pull-rods, ao invés de push-rods, o que junto com uma maior inclinação do assento do piloto, reduziu a altura do centro de gravidade do carro, garantindo maior estabilidade. O sistema de arrefecimento também foi alterado, sendo que o radiador super-dimensionado do veículo anterior foi substituído por dois radiadores menores.
Dentre as inovações tecnológicas do E3, valem ser ressaltadas o novo sistema de troca de marchas eletro-pneumático, com possibilidade de mudanças automáticas para a Prova de Aceleração, e o cilindro mestre integrado, composto pelo próprio cilindro, pelo reservatório de fluido e pelos pedais, construído em peça única.
FICHA TÉCNICA
| Modelo do Carro | E3 |
| Motor/Posição | CBR600 F4i |
| Construção/Cilindradas | Transversal Traseiro 4cil/600cc |
| Potência | 65cv a 9500rpm |
| Torque | 5,5mkgf a 7500rpm |
| Câmbio | Sequencial/6 marchas/tração traseira |
| Transmissão (Diferencial) | Por corrente/diferencial torsen |
| Carenagem | Fibra de vidro |
| Chassi | Tubular de aço SAE 1020 |
| Suspensão Dianteira | Short long arm (pull rods) |
| Suspensão Traseira | Short long arm (pull rods) |
| Freio | Hidráulico a disco |
| Pneus | 20,5”x7,0” R13 |
| DESEMPENHO | QUANTIDADE |
|---|---|
| 0-100km/h (s) | |
| Velocidade Máxima (km/h) | |
| Aceleração Lateral |
| DIMENSÕES | QUANTIDADE |
|---|---|
| Comprimento/Entreeixos (cm) | |
| Altura/Largura (cm) | |
| Peso (kg) |



