RESUMO

As alterações que o E3 sofreu em relação ao E2M são bastante marcantes. O carro passou a ser 60 kg mais leve e a distância entre eixos ficou menor, a mínima permitida pela regra, o que proporcionou melhores respostas em curvas.

Além disso, o sistema de suspensão utilizado passou a ser o de pull-rods, ao invés de push-rods, o que junto com uma maior inclinação do assento do piloto, reduziu a altura do centro de gravidade do carro, garantindo maior estabilidade. O sistema de arrefecimento também foi alterado, sendo que o radiador super-dimensionado do veículo anterior foi substituído por dois radiadores menores.

Dentre as inovações tecnológicas do E3, valem ser ressaltadas o novo sistema de troca de marchas eletro-pneumático, com possibilidade de mudanças automáticas para a Prova de Aceleração, e o cilindro mestre integrado, composto pelo próprio cilindro, pelo reservatório de fluido e pelos pedais, construído em peça única.

FICHA TÉCNICA

Modelo do CarroE3
Motor/PosiçãoCBR600 F4i
Construção/CilindradasTransversal Traseiro 4cil/600cc
Potência65cv a 9500rpm
Torque5,5mkgf a 7500rpm
CâmbioSequencial/6 marchas/tração traseira
Transmissão (Diferencial)Por corrente/diferencial torsen
CarenagemFibra de vidro
ChassiTubular de aço SAE 1020
Suspensão DianteiraShort long arm (pull rods)
Suspensão TraseiraShort long arm (pull rods)
FreioHidráulico a disco
Pneus20,5”x7,0” R13
DESEMPENHOQUANTIDADE
0-100km/h (s)
Velocidade Máxima (km/h)
Aceleração Lateral
DIMENSÕESQUANTIDADE
Comprimento/Entreeixos (cm)
Altura/Largura (cm)
Peso (kg)
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